O que são vírus? Eles podem ser considerados seres vivos?

Antes de entrarmos no assunto se vírus são inquilinos desejáveis ou não, vamos revisar alguns conceitos sobre eles.

Primeiro, o que são vírus?

Vírus são seres muito simples e muito pequenos,formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético,que,dependendo do vírus,pode ser de DNA,RNA ou os dois juntos.

Vírus também são parasitas obrigatórios do interior celular, ou seja, eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular.

Classificação

Os vírus podem ser classificados com base nos hospedeiros que infectam, bem como pela sua estrutura do genoma. Assim, temos vírus bacterianos, vírus de arqueias, vírus de animais, vírus de plantas, de protozoários, e assim por diante.

A diferença está no tipo de estrutura de suas células. Os vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bacteria e archaea).

Estrutura viral

Os vírus não são constituídos por célula,eles possuem um genoma (sequência completa de DNA -ácido desoxirribonucleico- de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo.) de ácido nucleico que codifica as funções necessárias para sua replicação e uma forma extracelular, denominada vírion, que permite que o vírus viaje de uma célula hospedeira para outra. Os vírus são incapazes de replicarem-se, a menos que o próprio vírion (ou seu genoma, no caso de vírus bacterianos) penetre em uma célula hospedeira adequada, um processo denominado infecção.

Tipicamente, estas partículas carregam uma pequena quantidade de ácido nucleico (seja DNA ou RNA, ou os dois) sempre envolto por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.

Atividades virais

Uma vez dentro da célula hospedeira, um genoma viral pode orquestrar um de dois eventos bastante diferentes. O vírus pode replicar e destruir o hospedeiro em uma infecção virulenta

(lítica). Em uma infecção lítica, o vírus redireciona o metabolismo do hospedeiro para suportar a replicação do vírus e a montagem de novos vírions. Eventualmente, novos vírions são liberados, e o processo pode repetir-se em novas células hospedeiras. Alternativamente, alguns vírus podem submeter-se a uma infecção lisogênica; neste caso, a célula hospedeira não é destruída, mas é geneticamente alterada, pois o genoma viral torna-se parte do genoma do hospedeiro.

Normalmente, os vírus infectam um tipo específico de célula. Por exemplo, os vírus do resfriado comum infectam apenas células do trato respiratório superior. Além disso, a maior parte dos vírus infecta só algumas espécies de plantas ou de animais. Alguns infectam somente pessoas.

Ciclo de vida viral

Para um vírus replicar-se, ele deve induzir uma célula hospedeira viva a sintetizar todos os componentes essenciais necessários à produção de novos vírions. Durante uma infecção ativa, os componentes virais são montados em novos vírions que são liberados da célula.

Uma célula que suporta o ciclo completo de replicação de um vírus é dita permissiva para aquele vírus. Em um hospedeiro permissivo, o ciclo de replicação viral pode ser dividido em cinco etapas :

1. Ligação (adsorção) do vírion à célula hospedeira

2. Penetração (entrada, injeção) do ácido nucleico do vírion na célula hospedeira

3. Síntese de ácidos nucleicos e proteínas virais pela maquinaria da célula hospedeira, de acordo com o redirecionamento determinado pelo vírus

4. Montagem dos capsídeos e empacotamento do genoma viral em novos vírions

5. Liberação de novos vírions pela célula

Vírus, seres vivos ou não?

Após revisar alguns conceitos sobre o que são os vírus, chegamos na questão final. Afinal, vírus são ou não seres vivos?

Bom, de acordo com pesquisadores,um ser vivo deve ter

reprodução,metabolismo,célula,material genético e resposta a estimulo.

Apesar de possuir algumas dessas características,eles não possuem células e não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade biossintética. Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus. Alguns cientistas defendem a ideia de que vírus não podem serem considerados vivos, pelo fato de não ter esses dois atributos e por isso são considerados apenas produtos químicos. No entanto, outros afirmam que ele são, sim, organismos vivos, pois conseguem utilizar a maquinaria da célula infectada a seu favor, reproduzem e sofrem evolução.

Definir vida tem sido sempre um grande problema. Portanto, depende muito do conceito do que é um ser vivo e como a definição de vida é sempre algo arbitrário, a definição exata de um vírus será sempre uma incógnita.

E para você caro leitor, vírus é um ser vivo ou não?

Deixe sua resposta abaixo.

Curiosidade: Você sabia que o mundo tem aproximadamente 8,7 milhões de espécies de seres vivos?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o vírus age no corpo humano?

Vírus: Inquilinos indesejados ou não?

Como surgem os vírus?