Vírus: Inquilinos indesejados ou não?

Agora a grande pergunta, vírus podem ser bons?

Vamos mostrar um exemplo:

Bacteriófagos:  Um determinado tipo de vírus, chamado de bacteriófagos (que infectam bactériais) foi descoberto pelos cientistas há quase meio século e poderiam ser utilizados para combater infecções bacterianas - chamada também de Terapia Fágica:

São vírus capazes de infectar bactérias usando seus metabolismo para se replicarem até inativá-las.

O termo bactériografo vem da associação de duas distintas designações “bactéria” e “phagein”, deste modo, um bacteriografo é capaz de devorar bactérias também conhecidos como fago é o centro da aplicabilidade da terapia fágica.


Hoje, as infecções Bacterianas são de constante preocupação, não apenas para nós seres humanos, como também as plantas e os animais, isso porque o tratamento a elas com uso de antibióticos encontra-se comprometido, logo, os fagos se mostram capazes de lisar as a bactéria sem que necessariamente seja algo de prejudicial ao homem, sendo assim, apresentando maior seletividade, eficácia, menor custo e maior capacidade de contornar a resistência bacteriana. 


Estrutura:

Possui um genoma composto por uma dupla fita de ácidos desoxirribonucléico (DNA) protegido por um capsídeo poliédrica protéica (A cabeça) . Associada a esta cápside está ainda uma estrutura helicoidal proteica, a cauda, local através do qual passa o ácido nucleico para as células bacterianas no momento de infecção. Na extremidade da cauda estão incorporadas geralmente seis fibras, as quais são responsáveis pela adsorção do fago à célula bacteriana, graças à existência de receptores específicos para a superfície da mesma 


Componentes adversos:

  • Bacteriográfos cujo o capsídeo tem um tamanho maior sobrevivem em situações adversas.

  • Alguns fagos provocam a lise de uma espécie específica de bactérias (Escherichia coli) enquanto outros têm um espectro maior, considerando este, mais adequados a terapia fádiga.


Ciclos: 

  • possuem essencialmente quatro ciclos de vida. São eles designados por ciclo de vida lítico, lisogénico, pseudo-lisogénico/persistente ou o ciclo de vida do tipo de infecção crónica. (os dois primeiros tipos são os mais atrativos para a terapia fágica visto que, o primeiro leva a lise da célula bacteriana e o segundo mediante a estímulos específicos provocam a sua morte. 

  • Pode ser classificado em virulento e temperado 

  • A cauda dos fagos são responsável pela adsorção destes às bactérias (Esta conexão específica entre as fibras do bacteriófago com a superfície bacteriana vai determinar a afinidade que dado fago possui para determinada bactéria)

  • Após a união entre ambas as superfícies, o bacteriófago injecta o seu conteúdo genético (ácido nucleico) para o interior da bactéria alvo onde será posteriormente transcrito.

  •   Fagos virulentos  são geralmente considerados mutantes dos temperados, sendo os primeiros responsáveis pela lise da bactéria que infectam, com término do seu ciclo de vida caracterizado pela libertação de novos fagos. Assim, bacteriófagos que sofram um ciclo de vida lítico, após encontrarem o seu material genético na célula bacteriana, dirigem todas as “operações” que ocorram no interior da mesma. Dá-se a degradação do genoma da bactéria, reutilizando os seus nucleótidos na replicação do ADN fágico, sintetizam-se partículas fágicas funcionais e estruturais, montam-se os componentes de estrutura, dando-se então origem a viriões, com consequente lise do hospedeiro


Logo, os virus seriam inquilinos indesejados ou não? Temos o exemplo de uma terapia ampla capaz de substituir antibióticos no futuro, porém isso não retira o fato de vários virus causarem determinada doenças como AIDS, Dengue, Ebola... Apesar disso, não retiramos o fato de que ainda existem vários microorganismos virulentos que podem ser aplicados a diversas terapias humanas como substituição de várias que existem hoje em dia.   



Fontes:

https://profissaobiotec.com.br/fagoterapia-como-matar-bacterias-sem-utilizar-antibioticos/
https://revistafrontal.com/investigacao/terapia-fagica-a-solucao-ao-fundo-do-tunel/#:~:text=A%20terapia%20f%C3%A1gica%20recorre%20ao,se%20replicarem%20at%C3%A9%20as%20inativar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o vírus age no corpo humano?

Como surgem os vírus?