Como surgem os vírus?

Você já se perguntou como o Coronavírus (COVID-19) surgiu?

Há boatos sobre ele ser uma criação de laboratório, advindo de morcegos, projetos secretos... Porém muitos destes boatos são falsos, e por isso estamos aqui para explicar como surgem novos vírus.

As hipóteses de que o vírus mais comentado de 2020 foi criado em laboratório foram descartadas por serem altamente improváveis. O genoma (conjunto de genes que carregam as informações de um ser) do vírus possui muitas sequências e por ser tão complexo seria quase impossível para nós, seres humanos, termos fabricado tal doença em laboratório.

A hipótese mais provável é que ele tenha vindo de morcegos mesmo, da própria natureza com sua seleção natural! 

O fato é que existam vários tipos de Coronavírus, mas eles apenas infectavam morcegos. Ao longo do tempo mudanças podem ter ocorrido na capacidade desses vírus que possibilitou que infectassem humanos. 

Agora que já falamos sobre o COVID-19, vamos para uma perspectiva maior.

Vírus de Laboratório


Por meio do conhecimento do código genético do vírus é sim possível produzir um novo vírus artificialmente. Código genético é uma sequência de informações que se encaixam como uma quebra-cabeça, é ele que define a singularidade de cada ser, assim como eu e você.

Quando se tem um "mapa" da estrutura do vírus que se pretende criar, basta apenas montar os trechos de DNA até que o quebra-cabeça esteja completo. Apesar de parecer simples, é um processo demorado e complexo que depende da cooperação de empresas biotecnológicas e do conhecimento prévio sobre o vírus. 

Vírus "Natural"


O modo mais comum é o natural, afinal, é de lá que eles vêm (e nós também). 

Por meio da seleção natural novos vírus podem surgir. Na realidade eles não mudam de uma hora para outra, pois são várias pequenas mudanças em várias gerações. Os vírus podem se multiplicar (desde que estejam na célula de um hospedeiro) muito rápido, por isso é tão difícil fabricar vacinas que sejam eficazes por muito tempo para determinado vírus.

A seleção natural não se trata do vírus que é mais forte, mas sim do vírus que se adapta melhor as condições daquele momento. Vamos ver uma das teorias do surgimento do COVID-19:

  1. Coronavírus que infectava morcegos.
  2. Pequenas mutações aleatórias que podem ocorrer em cada geração.
  3. Aqueles vírus com novas mutações que não conseguem hospedeiro ou que não tem sucesso em sua reprodução acabam perdendo espaço para os que possuem as características melhores adaptadas.
  4. Ao longo do tempo, novos vírus desenvolveram a capacidade de ter a célula humana como hospedeira. Isso não foi um processo rápido, ocasionando a morte de vários tipos de vírus que não tiveram muito sucesso.
  5. Consequentemente, os vírus com as funções "certas" se tornaram maioria por terem sucesso na sua transmissão e reprodução.
  6. Assim, esse novo tipo pode infectar agora seres humanos. 

Os vírus estão na moda dos assuntos atualmente, mas talvez sejam mais antigos que as próprias células! Eles causam muita discussão a respeito de serem ou não considerados seres vivos. Apesar de serem considerados simples, são centro de muito estudo. Sua magnitude pode ser percebida com todas as pandemias que já ocorreram, incluindo os eventos do ano de 2020 (e talvez 2021, 2022...). Vidas são afetadas das mais diversas formas, seja biológicamente, economicamente ou emocionalmente. Por isso é muito importante conhecer e estudar estes seres tão pequenos e imprevisíveis. 


Fontes:

Imagens:

Imagem "desenho vírus": Criado por freepik - br.freepik.com
Imagem "mãos se encontrando": Criado por rawpixel - br.freepik.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o vírus age no corpo humano?

Vírus: Inquilinos indesejados ou não?