Como o vírus age no corpo humano?

INVASOR
Os vírus são transmitidos de várias formas: Inalados, transmitidos sexualmente, por picadas de insetos, engolidos. E cada vírus infecta partes específicas do corpo como: Fígado, sistema nervoso, Trato gastrointestinal, sistema respiratório entre outros.

Assim que o vírus entra no corpo humano, ela parasita uma célula e libera seu DNA ou RNA, esse material genético do vírus passa a controlar a célula e a obriga a multiplicar o vírus. Um único vírus é capaz de dar origem a milhões de clones seus. 

Vamos falar sobre o covid-19 e o HIV  para melhor entendimento.


O coronavírus “ataca “ nosso sistema respiratório onde o vírus entra pelo nariz ou boca, o vírus adere a uma célula hospedeira, e se multiplica. O vírus já multiplicado infecta o trato respiratório superior causando: febre, dor de garganta e tosse. Em seguida chega no trato respiratório inferior, onde  o vírus inicia uma inflamação grave, que ataca principalmente os alvéolos(são responsáveis pela troca gasosa, ou seja, levam oxigênio ao sangue).  Assim, nosso sangue não recebe oxigênio suficiente, nem  elimina o gás carbônico, isso causa a falta de ar.


O HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Esse vírus é transmitido por sangue ou fluídos do aparelho sexual, assim que entra no corpo ele adere a uma célula hospedeira, esse caso dê preferência a célula  T-CD4+(tem a função de coordenar a função de defesa imunológica contra vírus, bactérias e fungos), e se replica.


SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando o sistema imunológico nota a presença de um vírus, o corpo libera glóbulos branco do sangue na parte que está sendo atacada, com o intuito de destruir o vírus e as células que estão infectadas, ao derrotá-las alguns dos glóbulos brancos do sangue tem uma memória do invasor e são capazes de responder mais rápida e eficaz, caso seja contaminada pelo mesmo vírus,  vacinas também “fazem” essa memória no nosso corpo.

Na infecção pelo novo coronavírus,o sistema respiratório percebe o vírus e inicia sua defesa, diminuindo a multiplicação do vírus em seguida células e anticorpos produzidos por essa linha de defesa atacam o coronavírus, destruindo-o. A ciência ainda não sabe como funciona o nosso mecanismo de defesa contra a covid-19.


Já o HIV ataca o sistema imunológico, esse sistema de defesa vai aos poucos perdendo a capacidade de responder adequadamente, tornando o corpo mais vulnerável a doenças. Esse enfraquecimento do sistema imunológico do corpo é chamado de AIDS 

Muito importante lembrar que AIDS é a síndrome/manifestação do vírus HIV. Muitas pessoas vivem com HIV mas não apresentam sintomas ou desenvolvem a doença. 


fontes:

http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/O-Que-%C3%A9-a-AIDS/index.html  

https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/doencas-causadas-por-virus/ 

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico 

http://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/102-como-o-coronavirus-age-no-organismo#: 

imagens: 

imagem trato respiratorio:https://www.lume.ufrgs.br - trabalho de conclusão de curso farmácia  

imagem ilustrativa vírus: pebmed.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vírus: Inquilinos indesejados ou não?

Como surgem os vírus?